A bela arremetida

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A bela arremetida, de Gregory Maguire (1954-), é uma versão de A bela adormecida, cujos personagens principais são insetos e anfíbios.

Quando a rã-princesa nasceu, seus pais - o Rei Ranulfo e a Rainha Rã - resolveram comemorar. Para festa, convidaram as fadas-abelhas, que ofereceram o dom de cantar; as borboletas, que ofereceram a graciosidade para dançar; e os besouros.

A fada-vespa, ou melhor, a Dona Vespúcia, que não havia sido convidada, invadiu a festa e amaldiçoou a rã-princesa: antes de completar um ano, ela iria mordiscar um explosivo perdido em um lago e voar pelos ares.

Para amenizar a maldição, as fadas-besouros, então, ofereceram-lhe o dom de chorar! Deste modo, a vida da rã-princesa, pelo menos, seria preservada. A vespa ficou furiosa com este presente!

No dia em que a rã-princesa mordeu o explosivo, pensando ser um delicioso sanduíche com cebolas, ela desatou a chorar em alto e bom som porque havia queimado a língua e os dentes lhe doíam.

O choro compulsivo incomodou tanto a Dona Vespúcia que foi preciso encontrar uma maneira de quebrar o feitiço, pois, este havia virado contra o feiticeiro. Para isso, ela teve que recorrer às fadas-madrinhas da rã-princesa.

As borboletas substituíram o feitiço do choro pelo sono, transformando a bela aborrecida em bela adormecida. Mas, o ronco da rã-princesa continuou a incomodar Dona Vespúcia!

Foi preciso, então, substituir o feitiço do sono pelos saltos, transformando a bela adormecida em bela arremetida. Mas, a cada salto, a rã-princesa chorava, uma vez que as abelhas haviam anulado o feitiço das borboletas!

Os besouros, por fim, resolveram a questão com uma chantagem: eles retirariam o feitiço do choro desde que Dona Vespúcia não fosse mais tão má com aquela “criança”.

E, assim, todos os insetos e anfíbios daquele reino viveram felizes para sempre!

***

Além de A bela adormecida repaginada, este livro reúne ainda oito contos infanto-juvenis clássicos, nos quais todos os personagens humanos deram lugar aos animais, tais como: João e Maria, Branca de Neve e os Sete Anões, Robin Hood, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, dentre outros.





O Blog Romance Gracinha propôs a leitura de um livro que remeta aos contos de fada para o Desafio Literário 2010 do mês de fevereiro. Nesta gincana entre blogueiros, o objetivo é ler 12 livros, sendo um por mês e de gêneros literários diferentes. Em março, os participantes devem ler um clássico da literatura universal. Até lá!

14 comentários:

  1. Eu escolhi este livro porque acatei uma sugestão da turma do Desafio Literário 2010!

    A leitura foi muito rápida. Eu li em um dia apenas, num domingo daqueles em que não se tem nada para fazer, sabem?

    Numa escala de 01 a 05, minha nota para este livro é 05. Achei muito delicioso e divertido relembrar as histórias que ouvi (ou li) quando era criança.

    O autor foi muito criativo em recontar estas histórias numa versão em que os animais são os personagens principais. Para quem tem filhos, é um excelente livro para ensinar as crianças a amar os bichos desde a mais tenra idade.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler esse livro e "As confissões de uma irmã de Cinderela, do autor, Dani. Mas tbm morro de medo de perder o encanto por aquelas personagens. Mas vou dar uma chance ao que desconhecido..heeheehe
    Adorei o layot do blog tbm, muito bonito.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Mais uma que leu o mesmo autor, mas parece que fui a única que pegou o palitinho mais curto e errei de livro. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Que versão divertida! Não tinha ouvido falar desse livro, deve ser bem gostoso de ler. E bem adequado ao tema do mês!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Não faria muito a minha cabeça... mas até que deve ter sido bom, né?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oooo.. Adorei a dica...
    Bem diferente e nem conhecia...
    XD

    ResponderExcluir
  7. Nossa que versão legal de um conto de fadas tão conhecido. Concerteza sua postagem despertou minha curiosidade e interesse.
    Uma dica divertida e bem diferente.

    Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  8. muito interessante.....adoreiiii...bjus elis

    ResponderExcluir
  9. Nossa, me confundi com esse tanto de feitiço, rsrs.

    Li um livro desse mesmo autor, Confissões de uma irmã de Cinderela, e achei interessante o olhar dele sobre um conto de fadas tão tradicional.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Contando assim, Danizinha, dá vontade de lê-lo agóoooooora. Que delícia! Contos de fadas tem que ter sabor. E essa história parece ter um tempero bom. Adorei!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Amo ler .... uma de minhas ultimas leituras foi o livro A ordem é Amém de John Chelh e eu achei incrivel um livro que te proporciona uma leitura mto agradavel uma história surpreendente e emocionante vale a pena ler...espero que gostem ele esta no site: www.seteseveneditora.com.br

    ResponderExcluir
  12. Mais uma dica:


    A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

    Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

    Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

    Good Class!!!!!

    ResponderExcluir

Entre aspas

A palavra amor é um eufemismo para abrandar um pouco a verdade ferina da palavra cio.
Fisiologicamente, verdadeiramente, amor e cio vêm a ser uma coisa só.
(Júlio Ribeiro, 1845-1890)

Seguidores

Últimos Comentários

©LEITURA DO MOMENTO

Todos os Direitos Reservados