Todas as estrelas do céu

domingo, 5 de setembro de 2010

Considerado uma das revelações literárias do ano, o livro Todas as estrelas do céu (Editora Novas Ideias; 160 páginas) é o romance de estreia do autor Enderson Rafael no mercado editorial brasileiro. Escrito há 10 anos, durante sua mocidade, o livro retrata fielmente as atitudes e os comportamentos típicos desta fase da vida. No entanto, o pano de fundo da história é polêmico: amor entre irmãos, no estilo realista de Eça de Queirós.

Leandro é filho adotivo, Caroline é filha biológica. Ambos se apaixonam um pelo outro, contrariando os pais Marco e Lúcia - e, por extensão, a sociedade - que consideram este relacionamento inadmissível, afinal eles foram criados como irmãos e tratados como tais.

Para separá-los, Marco e Lúcia decidem que Leandro deve morar com a tia e Caroline com a avó, até que concluam o ano letivo. Não aceitando a ideia da separação, por vezes, o casal consegue se encontrar escondido da família e um dos mais emocionantes encontros é em Florianópolis, numa viagem aventureira com os amigos Alexandre, Bárbara e Giovanna. Quando Marco descobre, inicia o momento de maior tensão de toda história, pois, ninguém imagina o destino deste jovem casal.

Em Todas as estrelas do céu, a história de amor, tão incomum aos olhos da sociedade, é pueril. O autor soube conduzir a narrativa com tanta sutileza que, por fim, torcemos pela união do casal, discordamos das decisões tomadas pelos pais e sentimos gratidão por todos os amigos que apoiaram as peripécias do casal para os encontros furtivos. Portanto, julgar este amor entre irmãos, por ser muito maior do que o laço fraternal que os unem, é inconveniente.

Clique aqui e leia a entrevista completa que fizemos via e-mail com o autor de Todas as estrelas do céu, Enderson Rafael.

4 comentários:

  1. Grande entrevista, uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o autor de Todas as estrelas do céu Ed Novas Ideias; 160p. A iniciativa de Enderson Rafael de incentivar a leitura através do movimento cultural entre blogueiros com o Desafio Nacional é louvável. Parabéns Daniela. Parabéns Enderson.

    Sueli Pereira da Silva
    Itajaí - SC

    ResponderExcluir
  2. Eu tô muito curiosa pra ler esse livro. Demais. Ainda mais porque o Enderson merece tudo de melhor.

    ResponderExcluir
  3. Meninas, obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani.
    Eu já li o livro do Enderson e gostei muito. Ele me surpreendeu em vários momentos, principalmente quando me deparava com os sentimentos muito bem narrados.
    Ainda não conhecia nenhum autor (gênero masculino) que desse a devida atenção nessa área romântica.
    Gostei muito.
    Bjs

    ResponderExcluir

Entre aspas

A palavra amor é um eufemismo para abrandar um pouco a verdade ferina da palavra cio.
Fisiologicamente, verdadeiramente, amor e cio vêm a ser uma coisa só.
(Júlio Ribeiro, 1845-1890)

Seguidores

Últimos Comentários

©LEITURA DO MOMENTO

Todos os Direitos Reservados