Desafio Literário 2011 by RG

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pelo segundo ano consecutivo, o Blog Romance Gracinha promove o Desafio Literário na blogosfera. O objetivo é ler, no mínimo, 12 livros ao longo do próximo ano, sendo um por mês e de gêneros literários diferentes.

Confira a lista dos livros que eu pretendo ler em 2011:

Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil
1ª opção: Clarissa, de Érico Veríssimo
2ª opção: O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos
3ª opção: A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl



Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
1ª opção: Chatô, de Fernando Morais
2ª opção: Paula, de Isabel Allende

3ª opção: Vale tudo, de Nelson Motta

Março - Romance épico
1ª opção: O tempo e o vento: o continente, de Érico Veríssimo
2ª opção: O tempo e o vento: o retrato, de Érico Veríssimo
3ª opção: O tempo e o vento: o arquipélago, de Érico Veríssimo

Abril - Ficção científica
1ª opção: Contato, de Carl Sagan
2ª opção: Laranja mecânica, de Anthony Burgess
3ª opção: 1984, de George Orwell

Maio - Livro-reportagem
1ª opção: A rotativa parou!, de Benício Medeiros
2ª opção: O crime do restaurante chinês, de Boris Fausto
3ª opção: Lembranças de um tempo fantástico, de Hélio Costa

Junho - Peças teatrais
1ª opção: Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri
2ª opção: O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues
3ª opção: A farsa da Inês Pereira, de Gil Vicente

Julho - Novos autores
1ª opção: Quixote catarinense, de Helen Francine
2ª opção: A casa do leste, de B. P. Klock
3ª opção: A casa da bruxa, de Éveli Queiroz

Agosto - Clássico da literatura brasileira
1ª opção: Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado
2ª opção: Tenda dos milagres, de Jorge Amado
3ª opção: Teresa Batista cansada de guerra, de Jorge Amado

Setembro - Autores regionais
1ª opção: Homens e algas, de Othon da Gama Lobo D’Eça
2ª opção: A vitrina de Luzbel, de Aulo Sanford de Vasconcellos
3ª opção: O código das águas, de Lindolf Bell

Outubro - Nobel de literatura
1ª opção: Desonra, de John Maxwell Coetzee
2ª opção: A queda, de Albert Camus
3ª opção: O advogado do diabo, de Morris West

Novembro - Contos
1ª opção: O novo conto catarina, de Regina Carvalho (Org.)
2ª opção: Brás, Bexiga e Barra Funda, de Antônio de Alcântara Machado
3ª opção: Contos, de Machado de Assis

Dezembro - Lançamentos do ano

1ª opção: Água para elefantes, de Sara Gruen
2ª opção:  O discurso do rei, de Mark Logue e Peter Conradi
3ª opção: A vida em tons de cinza, de Ruta Sepetys

8 comentários:

  1. Oi, Dani...

    não tô muito animada para o DL 2011, não. Em 2010 nadei, nadei e morri na praia, desanimei por conta de tudo o que já conversamos.

    Esse negócio de ter um lista pronta, meio que vira obrigação... e vai aparecendo tanta coisa nova durante o ano...

    talvez eu mude de ideia. Não sei.

    beijooo

    ResponderExcluir
  2. Oi !

    Nossas listas não tem nenhum livro em comum :-)

    Beijos,
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. uau! acho que copiarei algumas das suas ideias. outras, infelizmente, já li. =D

    boas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua lista... Carregada de Érico Veríssimo e Jorge Amado.

    Há uma série de livros muito bons aí. Da sua lista o meu preferido é "A Queda" de Camus, levando em consideração que eu não sei quais contos de Machado de Assis estão na antologia que você selecionou.

    Dá uma olhada na minha lista: http://casabibliofilia.blogspot.com/2010/10/casa-da-bibliofilia-no-desafio.html

    ResponderExcluir
  5. Fiz minha listinha também! Adorei o "resultado final", espero conseguir cumprir minha meta ;]

    ResponderExcluir
  6. Oi! Conheci o Desafio no ano passado, mas acabei não participando. Esse ano me animei e estou até criando um blog para ajudar a cumprir as metas! Adorei sua lista, vou me inspirar nela!
    beijos, Mariana

    ResponderExcluir
  7. Vou fazer a minha ainda!!! Bahhh 2011 a lista ta dificil neh!!! A sua está bem interessante!! Oo

    ResponderExcluir
  8. Meninas, eu estou super ansiosa para iniciar o DL 2011. Minha lista está recheada de Érico Veríssimo e de Jorge Amado, sim.

    É vergonhoso dizer: nunca li nada destes autores! Pois bem, para limpar a consciência, 2011 é o ano que eu me debruçarei sobre as obras deles.

    Para quem está desanimadinha, Mi, não desiste não! Eu particularmente descobri autores que jamais estariam na minha prateleira não fosse o DL.

    Um beijão!

    ResponderExcluir

Entre aspas

A palavra amor é um eufemismo para abrandar um pouco a verdade ferina da palavra cio.
Fisiologicamente, verdadeiramente, amor e cio vêm a ser uma coisa só.
(Júlio Ribeiro, 1845-1890)

Seguidores

Últimos Comentários

©LEITURA DO MOMENTO

Todos os Direitos Reservados