Balanço do Desafio Literário 2010 by RG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010


1 - Criei o Blog Leitura do Momento com a intenção de apenas participar do Desafio Literário. O primeiro post foi a lista dos livros que eu pretendia ler nesta agradável brincadeira. Como o Blog se tornou meu vício, as atividades continuam e com novidades pela frente!

2 - Numa regra de três, meu rendimento no Desafio Literário foi de 67%. Dos 12 livros que deveriam ser lidos ao longo do ano, sendo um por mês, quatro ficaram para trás: por indigestão ou por inacessibilidade. Nem por isso, estão descartados das minhas listas literárias. Faltei nos meses de março, junho, novembro e dezembro.

3 - O chick-lit revelou-se uma novidade para mim. Desconhecia esta terminologia para o gênero literário predominantemente feminino. Já tinha ouvido falar em Nora Roberts, por exemplo. Mas, até então não havia lido nenhuma obra dela. Também nunca me interessei por romances de banca [até pensava, na minha infância, que eram pornôs! kkk].

4 - Como sou extremamente eclética, o Desafio Literário me proporcionou o autoconhecimento sobre as minhas preferências literárias: eu simplesmente AMO livros que inspiram filmes e relatos de experiências únicas. Dos 24 livros selecionados, pelos menos dez são destas categorias.

5 - Gostaria de ter lido todos os livros da lista, mas foi humanamente impossível devido às minhas intensas atividades acadêmicas, as quais foram concluídas em 1º de dezembro de 2010. Graças a Deus! Prometo retomar a lista do Desafio Literário para leitura dos livros pendentes.

6 - Desde que adquiri o hábito de ler, minha média de leitura tem sido dois livros por mês. Em 2011, quero dobrar este número! Com o Desafio Literário aprendi que, mesmo numa brincadeira despretensiosa, o planejamento é importante para atingir metas. Aguardem!

7 - O momento mais difícil do Desafio Literário foi relegar os lançamentos para me manter fiel à lista planejada. Por exemplo: Ganhei Querido John, de Nicholas Sparks, exatamente no mês do livro adaptado para o cinema. Mas os livros escolhidos eram A lista de Schindler, de Thomas Keneally, ou Quando Nietzsche chorou, de Irvin Yalom.

8 - Distribui 12 livros Palavras em Movimento, de minha autoria, publicado pelas Editoras Univali e UFSC. Um beijão às ganhadoras [Kézia, Driza, Pâm, Leninha, Elisandra, Cláudia, Valentina, Regina, Elaynne, Larissa, Natallie e Luma]. Espero que tenham gostado do livro, ainda que este se enquadre na literatura técnico-científica, considerada tão indigesta por muitos leitores.

9 - Fui convidada para participar da comissão organizadora do Desafio Literário 2011, fiquei muito feliz por isso. Obrigada, Vivi! Desta vez, farei os marcadores de página artesanais para os sorteios mensais. Desejo boa sorte para quem for participar desta gincana!

10 - Para mim, neste Desafio, o troféu de autor-revelação deve ir para Sophie Kinsella! E o de personagem do ano, para Becky Bloom! Eu me diverti muito com as trapalhadas dessa moça! Agora, o troféu decepção é da Nora Roberts! Mas eu prometo dar uma segunda chance à autora, talvez eu não tenha escolhido o seu melhor livro.

4 comentários:

  1. Daniela
    Muito bom o seu balanco do DL. Estarei no DL2011. Obrigada pelo livro, acabei de recebe-lo. Feliz Ano Novo!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola Daniella, também postei, não exatamente uma retrospectiva mas uma breve apreciação desse movimento DL 2010. Foi bem bacana, estimulou lieutras, descobertas e (re)descobertas. Muito boa sua retrospectiva. Beijos e muitas boas leituras em 2011!!! Estaremos juntas no novo DL!

    ResponderExcluir
  3. Dani, posso te chamar assim né? Eu adorei seu post e se me permite vou fazer um parecido la no meu blog, comentando e indicando o seu aqui. Obrigado e esse ano de 2011 vou ler seu livro com certeza. Gostei de tudo que falou, porém peço que de mais uma chance a Nora mesmo....rsrsr...sou fã dela e sempre leio seus livros. Fico felicissima que seu blog vai continuar, afinal é sempre bom ter um lugar para falar do que estamos fazendo ou do que gostamos. Lhe desejo um 2011 cheio de saúde, sucesso e alegrias.....ate mais flor....beijokas elis!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais dos eu balanço. todos os livros que li me agradaram imesamente. Não li os 24 mas consegui ler 14 da lista@
    Desejo um 2011 maravilhoso pra vc!!!

    ResponderExcluir

Entre aspas

A palavra amor é um eufemismo para abrandar um pouco a verdade ferina da palavra cio.
Fisiologicamente, verdadeiramente, amor e cio vêm a ser uma coisa só.
(Júlio Ribeiro, 1845-1890)

Seguidores

Últimos Comentários

©LEITURA DO MOMENTO

Todos os Direitos Reservados