Retrospectiva 2011

sábado, 31 de dezembro de 2011

Compartilho com vocês a minha retrospectiva 2011. O ano que finda hoje foi muitíssimo abençoado e resume-se em conquistas, as quais me deixaram plenamente feliz e realizada. Que em 2012, eu possa dividir com vocês mais uma retrospectiva de tantas coisas boas; as ruins, a gente tenta esquecer ou transformar em saudades. Um beijão a todos e Feliz Ano Novo. Ano que vem completo 7 anos de amor, amor de 7 anos bem felizes com Davi Spuldaro. \o/

Réveillon Balneário Camboriú 2010-2011 sob o olhar do Fotógrafo Celso Peixoto.

1. O mês de janeiro foi marcado pela formatura da minha cunhada, Simony, que recebeu a medalha/placa de mérito estudantil, matando toda a família de orgulho. Bem, eu comecei o ano com a expectativa de encontrar um novo emprego. Estava insatisfeita com minha vida profissional, trabalhando há 10 anos no mesmo setor, sem perspectivas de crescimento profissional na instituição. Distribui currículos por toda parte da cidade e arredores e pude fazer um teste de empregabilidade: fui chamada para vários processos seletivos, mas no fim eu perdia a vaga. Senti, por vezes, o gosto da frustração. Mas Deus estava agindo...

2. Fevereiro começou com o falecimento da vozinha Aracy e findou com o ajuntamento da minha escova de dente com a do Davi. Por conta disso, iniciamos um período de dívidas para montar a “casinha do casal” como docemente chamamos nosso lar. Ah! Foi neste mês que eu descobri a importância da oratória para vida profissional. Fiz um curso divertidíssimo com a Prof. Cleide Jussara Müller Pareja, o qual eu recomendo. Desde então, tenho por resolução fazer dois cursos de oratória por ano. Continuei minha saga por um novo emprego. Mas Deus estava agindo...

3. No mês de março recebi um convite do Senac Itajaí para ministrar uma oficina de produção de textos para professores de uma escola pública em Camboriú – SC. A experiência foi 10! Até produzi dois textos didáticos que vocês podem ler em “materiais de apoio para resenhistas” na coluna à direita do Blog Leitura do Momento. Continuei atrás de um novo emprego. Mas Deus estava agindo...

4. Enquanto a vidinha de casada seguia tranquilamente, a vidinha profissional virou uma turbulência: passei no processo seletivo do Senac Itajaí para ministrar aulas noturnas de comunicação (redação, oratória e eventos). E, assim, eu pude conciliar os dois empregos, trabalhando enlouquecidamente manhã, tarde e noite. O lado bom é que pude rechear o porquinho (leia-se cofrinho, pois sou péssima cozinheira... risos). Em 2012, a resolução é: comprar um apartamento. Chega de aluguel! Ah! Outra coisa boa é que me tornei resenhista da Editora Arqueiro. Até aqui o Blog Leitura do Momento estava bem ativo, mas quando comecei a lecionar... coitadinho! É verdade que eu li muito para planejar minhas aulas, mas mal tive tempo de escrever sobre o que lia. Dia 26/04, conheci Humberto Gessinger, devo uma leitura/resenha de Mapas do Acaso para o Blog Leitura do Momento. O livro foi autografado especialmente ao Davi, fã de Engenheiros do Havaí [até rimou].

5. Três anos sem meu avozinho, Sálvio. Fiz o famigerado exame de endoscopia e o que é aquilo!? Fiquei complemente vulnerável a qualquer atitude suspeita das pessoas estranhas que estavam ao meu redor, pois o Davi ficou lá sentadinho na recepção, sem a menor noção ao que me acontecia na salinha do médico (risos). Gente, como é horrível perder a consciência sobre si mesmo, a sensação é bem diferente daquela de estar completamente bêbado. Não lembro absolutamente nada, só sei que, drogada e toda vomitada, quando cheguei em casa, eu disse bem dengosa: “Ah! A minha caminha!”. Bem, descobri uma esofagite, causada por azias tão constantes que me corroíam por dentro. Por conta disso, tomei uma resolução importante, expressa por ordem médica: fazer hidroginástica e emagrecer 20Kg. Finalizo o ano com 5Kg a menos. Em 2012, outra resolução é: eliminar esses 15Kg que me restam e continuar os exercícios! Conheci João Estrella, personagem protagonista do livro/filme Meu nome não é Johnny, de Guilherme Fiuza. Devo uma resenha deste livro ao Blog Leitura do Momento. Conheci também Cíntia Lopes, palestrante altamente motivacional. Pretendo fazer um curso de oratória com ela nos próximos anos, se não for em 2012.

6. Um ano sem minha vozinha, Ena. Comecei a hidroginástica em pleno inverno. Coragem! Tive que parar por conta das férias e viagens e festas de fim de ano. Tudo bem. Mas a grande notícia que eu recebi no mês de junho, a qual me deixou super hiper mega feliz, é que minha dissertação foi escolhida pela Univali para concorrer ao Prêmio Anptur de melhor dissertação do país defendida em 2010. Outras novidades: O Programa de Desenvolvimento de Educadores (PDE) do Senac iniciou em junho e seguiu até novembro, e foi maravilhoso! E fiz outro curso de oratória, do Uniforma da Univali, desta vez com a Prof. Raquel Gastaldi Dias, que mostrou uma outra perspectiva sobre o assunto. Enquanto a Prof. Cleide destacou a fala naquele curso de fevereiro, a Prof. Raquel destacou a respiração. Foi ótimo!

7. Julho transcorreu sem grandes sobressaltos noticiosos. Continuei minha participação no PDE do Senac e no Uniforma da Univali.

8. Em agosto, fui ao oftalmologista e “passei” a usar óculos. Será o excesso de leitura? Bem, vocês notaram aspas, né? É que eu sempre os deixo dentro da bolsa e esqueço de usá-los. Mas, de qualquer modo, o problema de visão é o longe. Diante da dificuldade de emagrecer por conta própria e risco, decidi procurar novamente pela minha nutricionista querida. Participei do Concurso da Câmara de Vereadores de Itajaí, cargo Assessoria de Comunicação Social, salário de R$2000,00 e outros benefícios. Fiquei em 4º lugar! Seria ótimo trabalhar ao lado do marido, que é fotógrafo lá, mas às vezes me pego pensando em alguns micos, por exemplo: eu falando com ele, naquela linguagem infantil, as frases criadas por nós em nossos momentos cute-cute (risos).

9. Formatura do Davi em setembro! Que orgulho, meu Deus! Embora ele não valorize muito tal feito, acredito que, quando 1 + 1 = 1, a conquista de um é a conquista do outro também, afinal a realização pessoal/profissional é a garantia de uma união estável e feliz, principalmente na questão financeira. Sei também que minha participação foi fundamental neste novo rumo que Davi tomou.

10. E a luz de Deus nunca falha mesmo. Minha dissertação foi eleita a melhor do Brasil na área de Turismo e Hotelaria. Recebi das mãos do reitor da Univali a placa do Prêmio Anptur de Dissertação Destaque 2010. Isso foi no dia 04/10, 23 dias depois, um fato me pegou de surpresa: enquanto minha cabecinha imaginava uma demissão, na verdade, era uma promoção! Foi o Tônico Fontoura que eu precisava para revigorar minha vida profissional. Jamais pensei que o sucesso viria tão rapidamente. A nomeação ao cargo de Secretária de Gerência de Pós-Graduação da Univali ocorreu exatamente um ano após a minha banca de defesa da dissertação, e dois meses após a premiação.

11. Formatura da Deby, minha irmã! Mais um motivo de orgulho! Para surpresa da família, ela estava na lista do Top 10 do Colégio Energia. Inteligência rara, a danada nem estuda! E, para fechar o ano com chave de ouro, ela ainda passou no vestibular em 1º lugar no Curso de Design Industrial da Univali. Sucesso à minha linda! Enquanto isso, durante todo o mês, eu passei pelo processo de transição na Secretaria da Gerência de Pós-Graduação.

12. Bem, diante de um ano agitadíssimo, trabalhando manhã, tarde e noite, pouco tempo restou para me dedicar ao Blog Leitura do Momento. Os desafios literários não foram concluídos, embora na minha contabilidade anual eu tenha lido 40 livros (faltaram 12 para meta de um livro por semana). O fato é que 2012 há de ser um ano diferente: um ano de aprendizagem e menos turbulento, pois pedi a demissão do Senac Itajaí com o coração partido e alegre ao mesmo tempo devido à minha nova posição na Univali. Com as noites livres, minha agenda literária, de exercícios físicos e de perda de peso há de ser cumprida. Isso se eu não inventar outras modas, afinal como diz minha sogra: "Eu não vim para este mundo a passeio".

3 comentários:

  1. Danizinhaaaaaa,

    que ano, hein? Surpresas sempre nos esperam, as coisas podem demorar a acontecer, mas normelmente o que nos espera é um final feliz.


    Feliz Ano Novo, que este novo ano que se inicia seja repleto de felicidade, realizações e regado por bons livros.

    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Isso e' que e' uma retrospectiva !!!!! Preciso fazer isso!!!! Feliz 2012!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dani!

    Que memória, amiga! Não é pra qualquer um lembrar de tantos detalhes do ano que passou. Analisando sua retrospectiva pode-se dizer que você teve um ano muito bom e cheio de conquistas!

    Que 2012 seja ainda melhor!!

    ResponderExcluir

Entre aspas

A palavra amor é um eufemismo para abrandar um pouco a verdade ferina da palavra cio.
Fisiologicamente, verdadeiramente, amor e cio vêm a ser uma coisa só.
(Júlio Ribeiro, 1845-1890)

Seguidores

Últimos Comentários

©LEITURA DO MOMENTO

Todos os Direitos Reservados