Na alegria e na tristeza

domingo, 29 de janeiro de 2012

O livro Na alegria e na tristeza (Editora Novo Século; 264 páginas), de Carole Matthews, trata de modo hilariante um assunto desgastante para casais que se separam, o divórcio, ou que se casam, a festança. Os personagens principais, Josie e Damien, após cinco anos de casamento, estão com os papéis nas mãos para assinatura. As traições de Damien fora a gota d`água. Ele que fosse viver com a “Coisa” e sua tanga de oncinha. No entanto, ele está relutante em assinar a separação.

Considerando-se solteira novamente, Josie embarca em um avião rumo a Nova Iorque para ser a madrinha de casamento da prima Martha com o estranho Jack. A festa prometia ser das melhores! Durante a viagem, na poltrona ao lado está Matt Jarvis. Um gato! Também divorciado, indo a Nova Iorque para um trabalho: escrever uma reportagem sobre uma banda petulante que se considera os novos Beatles sem ao menos conhecer de fato toda a obra dos garotos de Liverpool.

Tão logo iniciam a conversa, Josie e Matt tornam-se amigos e, assim que desembarcam, combinam um encontro: subir as escadarias da Estátua da Liberdade. Um desafio e tanto para quem está fora de forma. Mas ao lado de Matt, era um agradável passeio turístico com um Q de aventura. Sentindo-se caidinha por ele, Josie combina um novo encontro. Desta vez, em um restaurante mexicano, à noite. Mas, por uma série de imprevistos [divertidíssimos!], Matt “dá um bolo” em Josie.

Pensando que ele era um homem diferente de todos os outros, mais mais em tudo, Josie fica completamente decepcionada por ter esperado tanto: ficara mais de 1h30 plantada naquele maldito restaurante, sendo observada pelos olhares duvidosos dos garçons! Da outra parte, Matt não sabe como reencontrar Josie numa megalópole. Se, ao menos, ele soubesse o hotel em que ela estaria nas próximas horas. Mas, por seu espírito investigativo, ele começa sua desgraçada busca numa lista telefônica [já pensou se o nome do hotel começa com a letra Z]?.

Para tentar esquecer o possível novo amor, no dia seguinte, Josie passa por um dia de princesa no salão, junto da prima Martha e das outras madrinhas, preparando-se para o tão sonhado casamento, no qual ela usaria um vestido de chifón lilás em pleno inverno. Depois, elas seguem para o ensaio, no qual Josie conhece o tipinho do noivo e tenta persuadir a prima para que o casamento não fosse realizado. Tentativa infrutífera.

Bem, o casamento por si só é um evento seriado por surpresas. Agora, em Na alegria e na tristeza, em tal festa há três novas possibilidades para Josie viver ao lado de alguém para sempre até que a morte os separe: o ex-marido Damien – que atravessa o Oceano Atlântico para pedir uma reconciliação com um belo anel de diamantes; o possível novo amor Matt – que vasculha uma megalópole à sua procura e, para isso, conta com a ajuda daquela bandinha mequetrefe e sua RP assanhada; e o padrinho Glen – que, de tão lindo, é disputado até com a noiva! 

***

Minha opinião: "Nesta divertida trama, o possível e o impossível acontecem. Eu simplesmente devorei este livro em um fim de semana. A autora tem o dom de transformar tragédias em comédias. Sabe aquele dia em que você não deveria nem ter saído da cama de tanto azar ao se redor? Pois bem, tudo aquilo que deu errado com os personagens, foi acertado no final com muita criatividade e ironia. Eu como leitora, foi só risos".

5 comentários:

  1. Eu amei esse livro tbm, Dani! Divertido, num ritmo alucinante que não te deixa largar o livro! Danada essa autora!!

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, fiquei curiosa. Adoro o jeito que a Carole Matthews escreve, então acho que vai ser no mínimo divertido.

    Ei Dani, vim te fazer um convite :)
    Criei um projeto de listagem de livros chamado "501 grandes escritores"

    se te interessar, tá feito o convite =]

    beijo!

    http://gatopretodebiblioteca.blogspot.com/p/projeto-501-grandes-autores.html

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é bastante divertido :)

    Oie, sou do blog Sombra do vento e vc está participando do Desafio Literário. Coloquei um link para reunir as resenhas, se vc quiser colocar o link de seus resenhas lá será bem legal: http://ow.ly/9KQBJ

    ResponderExcluir
  4. Então, já li esse livro, tem uns aninhos. Eu lembro de ter gostado muito tb!
    Adorei sua resenha, me deu vontade de reler o livro! olha aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Na-Alegria-e-Na-Tristeza

    assim poupo o dinheiro, rsrs :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brenda. Um site bem bacana para economizar com livros é http://lelivros.club/. Bjos e divirta-se! kkk

      Excluir

Entre aspas

A palavra amor é um eufemismo para abrandar um pouco a verdade ferina da palavra cio.
Fisiologicamente, verdadeiramente, amor e cio vêm a ser uma coisa só.
(Júlio Ribeiro, 1845-1890)

Seguidores

Últimos Comentários

©LEITURA DO MOMENTO

Todos os Direitos Reservados