Retrospectiva 2012

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Como a retrospectiva é uma tradição nesta época do ano, compartilho com vocês os meus melhores momentos de 2012. O ano que finda hoje foi muitíssimo abençoado. A vida profissional resume-se em aprendizado. Foi meu primeiro ano a frente da Secretaria da Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação da Univali – o que me exigiu conhecimentos, habilidades e atitudes para liderar uma equipe. A vida pessoal resume-se em conquista. Davi e eu compramos nosso apartamento, que deve ficar pronto em 2014. Que 2013 seja um ano iluminadíssimo e eu possa dividir com vocês mais uma retrospectiva. Ah! E que ele passe bem rápido para nos livrarmos do aluguel! Um beijão a todos e Feliz Ano Novo.


Réveillon Balneário Camboriú 2011-2012 sob o olhar do Fotógrafo Celso Peixoto.

1. O ano começou com uma viagem maravilhosa ao Rio de Janeiro, no período de 10 a 22/01. Ficamos hospedados no apartamento dos cunhados Simony e João e fomos ciceroneados por ela. Foi mágico conhecer de perto tantos lugares históricos e ainda visitar o querido amigo Marcos e sua família! Vale dizer que foi a minha primeira viagem de avião oficial. Eu já havia viajado de avião quando tinha dois aninhos, mas como nem me lembro, então não contabilizo. Minha mãe diz que foi um escândalo. Diz que eu berrava: “vai cair, vai cair” e me dependurava no pescoço do meu vô. Sem contar que ficamos enjoadas. Por conta disso, nunca mais viajamos de avião – promessa que minha mãe cumpre até hoje. Eu me arrisquei nesta viagem ao Rio e, por fim, gostei da experiência, exceto o momento da decolagem/aterrisagem – que é tenso. Dia 29/01, recebemos o doce convite para batizar a Marina, filha do casal de amigos Luis e Giseli.

2. Em fevereiro, Davi e eu completamos um ano de casados na ilegalidade. Isto é, amontoados, como diria minha vó. Iniciamos as negociações com a Max Imobiliária para comprar um apartamento. Encontramos um perfeito para nós. Localiza-se no bairro em que queríamos morar, próximo dos nossos locais de trabalho e com áreas de lazer interna e externa para receber nossos amigos e familiares com churrasco e cerveja. \o/ Dia 28/02, iniciei o Curso de Relações Humanas e Comunicação Eficaz pelo Dale Carnegie Training. Este curso teve duração de três meses e posso afirmar que valeu bem mais a pena que meus cursos de pós-graduação. Mais do que um treinamento, foi uma terapia de grupo. Obtive excelentes resultados práticos no meu ambiente de trabalho.

3. Dia 11/03, participamos do chá de bebê da Marina. Antes disso, passamos o fim de semana na Pousada Porto da Lagoa, em Florianópolis.

4. Dia 21/04, nasceu a Marina! Desde então estamos a visitando todos os meses para acompanhar seu crescimento e não perder nenhuma de suas gracinhas. Bateu aquela vontade de ser mãe! Quem sabe em 2013... Ou 2014... Ou 2015... [Que medinho! kkk] Em abril, iniciei minha participação no Uniforma da Univali, um programa de treinamento para funcionários que acontece todos os anos com a duração de um semestre. Dentre os inúmeros temas, eu escolhi para treinar: liderança; recepção e secretariado; redes sociais; leitura e escrita. 

5. No fim do mês de maio, assisti à brilhante palestra do Jornalista Caco Barcellos pelos Olhares Múltiplos, um evento interdisciplinar que engloba todos os cursos de Comunicação e de Design da Univali. Devo ao Blog Leitura do Momento os resumos dos livros “Abusado” e “Rota 66”, os quais foram escritos e citados pelo palestrante. Ambos são maravilhosos exemplos de grande reportagem. Quando eu os li, anos atrás, devorei-os. A propósito, este ano fiquei com muita preguiça de ler com a mesma intensidade dos anos anteriores. A meta de um livro por semana não foi cumprida e meu Blog Leitura do Momento até caiu no esquecimento. Minha vibe foi outra: eu me dediquei às artes manuais praticamente o ano todo. Fiz curso de pintura em metal, de crochê e de bolas de natal.

6. No ano em que conheci a capital do Império, também conheci a capital da República. De 11 a 14/06, fui a Brasília, numa viagem bate-volta de ônibus [Que aventura!], como integrante da comitiva de mobilização pela renegociação das dívidas das universidades comunitárias. Logo em seguida, Davi e eu passamos três agradáveis dias em Anitápolis, na Serra Catarinense, na aconchegante Pousada Pasárgada. No fim do mês, assinamos o contrato com a Caixa Econômica para o financiamento do nosso apartamento. Quanta emoção estar endividada por mais de 30 anos! kkk Uma vez por mês eu vou lá fotografar a obra e a ansiedade para vê-la pronta é imensa.

7. Por conta dos excelentes resultados obtidos no Dale Carnegie Training, comecei a trabalhar como Mestre de Cerimônias. A estreia foi dia 03/07 com a abertura da exposição de Lindolf Bell. De lá para cá, foram cinco eventos realizados em 2012. Agora, almejo o Curso de Cerimonialista e Mestre de Cerimônias do Instituto Federal de Santa Catarina. Espero que seja ofertado logo! Fui indicada como representante da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura para integrar o Conselho Editorial do Jornal Univali Notícias. O grupo se reuniu todos os meses para definir quais assuntos serão veiculados no jornal interno – que é destinado exclusivamente aos funcionários administrativos e docentes da Universidade. Dia 22/07, tornamo-nos dindinhos! Davi e eu batizamos a Marina na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, em Florianópolis. 

8. Dia 28/08, iniciei o Curso de Locução para Rádio e Propaganda, ministrado pelo Locutor Roberto Vieira, na Rádio Univali. O curso teve duração de dois meses. Fiquei encantadíssima com as aulas sobre fonoaudiologia e locução. Simplesmente AMEI conhecer o funcionamento do sistema fonador e, de agora em diante, quero cuidar da minha voz para que os cerimoniais fiquem cada vez melhores. Preparei um projeto para o Conselho de Programação da Rádio Univali para tratar de literatura na 94,9FM.

9. O Dia da Secretária, dia 30/09, foi bem comemorado. Fui convidada para o happy hour mexicano do Hotel Plaza Camboriú e para o jantar com o Reitor e Pró-Reitores da Univali. Ganhei presentinhos! \o/

10. O mês de outubro foi uma loucura. Quando o ano está próximo do fim sempre tento desacelerar. Mas este ano eu não consegui. Estive envolvida com todos os preparativos que envolvem a oferta de cursos de Pós-Graduação: da captação de projetos entre os professores ao lançamento dos dados no sistema acadêmico para matrículas, passando pelas reuniões da administração superior. Todo o trâmite foi longo e intenso – e seguiu até dezembro! 

11. Como fui indicada para integrar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Univali, iniciamos os treinamentos dia 30/11. Em 2013, haverá uma reunião por mês para tratar de assuntos relacionados à saúde do trabalhador.

12. Dia 01/12, fui a Joinville para participar pela primeira vez de um encontro de artesãs. Aprendi a fazer bolas de natal. Como falei anteriormente, as artes manuais estiveram em alta nos meus momentos de lazer. Produzi muito e tornei-me adepta do lema “Natal mais artesanal”. Fiz a maioria dos presentes para amigos e familiares. Encerro o ano com 22 livros lidos – quando a meta era de um livro/semana. Porém, em 2013, preciso intensificar a leitura, pois vou estrear na Rádio Univali com o Programa Leitura do Momento. O projeto foi aprovado. \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre aspas

A palavra amor é um eufemismo para abrandar um pouco a verdade ferina da palavra cio.
Fisiologicamente, verdadeiramente, amor e cio vêm a ser uma coisa só.
(Júlio Ribeiro, 1845-1890)

Seguidores

Últimos Comentários

©LEITURA DO MOMENTO

Todos os Direitos Reservados